terça-feira, 6 de outubro de 2009

"Etimologia greco-latina: "EKKLÉSIA CHRISTIANA"

Primitiva "ekklésia", em sua derradeira prece
(arena romana)


Embora, tratando-se de algo absolutamente elementar a todo apologista/apologeta, um breve resgate etimológico, "via de regra", elucida ou, lança maior visibilidade sobre determinado conceito ou expressão. No tocante ao vocábulo EKKLÉSIA (gr.: εκκλησία) deve-se colocar prioritariamente em relevo a idéia inerente ao signo. Assim, temos (sem maiores digressões - as quais nos poderiam conduzir a uma perda de foco) uma alusão derivativa da preposição "ek", (que indica origem - o ponto de onde uma ação ou movimento procede), e "kaleo", (chamado, convocado). "EKKLÉSIA", pode (com as devidas restrições) ser aplicada como correlata à SINAGOGA (heb.: sunagoge), salientando-se, todavia, que está última possui alcance menos abrangente. "Ekklesia", geralmente indica uma parcela de elementos "convocados" mais "seleta" que "sunagoge" (Thayer). A EKKLÉSIA grega, é pois correlata a QHAL (congregação) véterotestamentária ou judáica. Contudo, não se deve (sob pena de se incorrer em grosseiro equívoco) associar "EKKLÉSIA" à idéia subjacente a "hágios" (gr.: santo, "separado") ou, por extensão ao seu equivalente hebráico: "kadosh". A esse respeito discorre Hort:


"Não há fundamento para a noção amplamente divulgada de que EKKLÉSIA ( εκκλησία ) signifique um povo ou um número de indivíduos "chamados para fora" do mundo ou etnia humana " (F. J. A. Hort, Op. Cit.).


Há que se considerar ainda, que a "EKKLÉSIA" dos dias apostólicos, aludia, sobretudo, a uma "convocação" de caráter laico ou civil, não estando necessariamente atrelada ao "Serviço Sagrado". Portanto, ao recorrer ao vocábulo em pauta, os autores neotestamentários adaptaram-no ao seu particular contexto, revestindo-o de uma inusitada significação.


Temos assim, por uma justa correspondência de idéias, propósitos e grafia a "CONGREGAÇÃO CRISTÃ" ("EKKLÉSIA CHRISTIANA"), em oposição ou, paralelamente à "CONGREGAÇÃO JUDÁICA" (ou Mosáica). Por "corruptela", pareceu conveniente a determinados tradutores neotestamentários verter “EKKLÉSIA” por “IGREJA”. Tal expressão, entretanto, obscurece a real acepção da palavra, induzindo o leitor leigo a conjecturas nem sempre procedentes. Além disso, e por condicionamento cultural irregularmente conduzido, passou-se a “ressignificar” a terminologia, atribuindo-lhe a inapropriada idéia de local ou templo (conforme já averiguado e, devidamente pontuado William Tyndale, dentre diversos outros autores reformistas).

3 comentários:

  1. Primeiramente ao adentrar nesta página reconheço seu valor e a importância de seu autor(a) para a nobre causa do Senhor Jesus Cristo.
    Dito isso, quero convidar você que está lendo estas minhas palavras, a prestar um pouco mais de atenção as revelações do Espírito Santo Verdadeiro em nossos dias. Por se tratar de um assunto de interesse universal, pediria sua amável atenção, em uma breve, mais com certeza, produtiva visita ao nosso blog, onde estão depositadas Revelações do Senhor Jesus Cristo, para as quais peço encarecidamente que nos ajude a divulgar. Pois estamos vivenciando um memento muito sensível da palavra profética. Desde já suplico as bênçãos do Pai, do Filho e do Espírito Santo Verdadeiro sobre todo aquele que atender esse nosso chamado em nome do Senhor Jesus Cristo. Clique em martins111 - João Joaquim Martins. OU http://joaorevela.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Que a Graça do nosso Eterno Pai Criador do Céu e da Terra esteja convosco e sua família.

    Nós somos da IGREJA PRESBITERIANA DO BRASIL, especificamente do JD. AEROPORTO LIMEIRA – SÃO PAULO.
    Estamos apenas Divulgando o Amor de Cristo em forma missionária para você e seus familiares.
    Com Mensagens, Curiosidades da Bíblia, Pedidos de Oração, Intercessão, Consolo, Testemunhos, Amor ao Próximo, Salvação em Cristo, Músicas Gospel entre outros...
    Tudo isso por meio de um site – blog, que por sua vez, é preparado especialmente para você leitor.

    Não olhamos placa de Igreja, olhamos para um foco só, que é o Nosso Único e Verdadeiro Deus.

    NÓS da Comunidade pedimos que você entre lá e sinta-se a vontade perante o nosso DEUS, deixando comentários e sugestões para melhoria do site.

    Também indicamos sites e blogs de outras pessoas e comunidades (igrejas), como de pastores, presbíteros, apaixonados por Cristo... Etc.

    Você é Especial para Deus! E como é bíblico, amar o próximo, sempre...

    VOCÊ É especial para nós também!

    NÃO DEIXE DE ENTRAR! Isso não é algum tipo de Spam ou Coisa parecida.

    SEJA TAMBÉM Testemunha Viva do que Deus tem feito para todos nós!
    Aí, no caso se você quiser ser parte desta família do Senhor no nosso BLOG, basta nos SEGUIR.

    - Sendo na leitura diária, como também ajudando a Divulgar!

    Pois só PEDIMOS 1 MINUTO DO SEU TEMPO PARA você acessar.

    Sempre lembrando QUE ESTAMOS APENAS DIVULGANDO O NOSSO MINISTÉRIO PARA VOCÊ E SUA FAMÍLIA!


    DESDE JÁ AGRADECEMOS!

    DEUS CONOSCO SEMPRE.

    I.P.B – J.A

    http://upajagaleradecristo.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Gostei muito de tudo!!!
    Ficaria feliz se também me seguisse.
    Visite-me e faça seu comentário, será um prazer receber sua visita.
    http://frutodoespirito9.blogspot.com/

    Sigo um blog abençoado!
    mensagens espirituais e bastantes reveladoras...
    http://discipulodecristo7.blogspot.com/

    ***Shalom***

    ResponderExcluir